segunda-feira, julho 18, 2016

Depois do Brexit, o quê?

Eugen Von Böhm-Bawerkon. Bawerk.net
Clique p/ ampliar
Eugen Von Böhm-Bawerkon. Bawerk.net
Clique p/ ampliar
Eugen Von Böhm-Bawerkon. Bawerk.net
Clique p/ ampliar

Três gráficos que explicam quase tudo 


Brexit or not, the pound will crash  
By Eugen Von Böhm-Bawerkon July 15, 2016. Bawerk.net 
It is no secret that short-term portfolio investments fund a large part of Brits excesses. These are mere claims on UK future production or assets. The immediate withdrawal form UK real estate funds, which has since been gated, is the dying canary signalling what will come; the current account deficit will no longer be funded by complacent foreigners. The pound will collapse thus forcing the long overdue correction the UK economy desperately need for long-term sustainable prosperity.
Nunca o aumento dos salários reais do Reino Unido caiu tanto numa só década (2005-2015), e é preciso recuar 100 anos para encontrar uma produtividade tão baixa. O défice, por sua vez, está nos 6% (não, não é abaixo dos 3%, é mesmo 6%). Logo, depois do Brexit, que será uma realidade formal em 2017, mas que se tornou uma realidade efetiva assim que foram conhecidos os resultados do referendo, a desvalorização da Libra é, segundo Eugen von Böhm-Bawerk, inevitável. Por sua vez, como boa parte do investimento especulativo e de curto prazo, sobretudo no imobiliário, começa a retirar-se, o impacto do Brexit nas contas públicas britânicas acabará por revelar a dimensão verdadeira dos problemas orçamentais do país, e em particular, do seu Welfare State. A pressão sobre os imigrantes residentes e os novos imigrantes só poderá aumentar à medida que a xenofobia se for tornando cada vez mais ameaçadora, sob o peso de uma austeridade inevitável.

Aliás, as unidades de fusões e aquisições das grandes empresas e fundos de investimentos globais começam a dar sinais claros do seu interesse por uma nova presa chamada Reino Unido. Cá como lá, vão-se os anéis, ficam os dedos.

SoftBank compra britânica ARM na sua maior aquisição de sempre 
Alexandra Machado | Jornal de Negócios | 18 Julho 2016, 07:46 
O grupo japonês SoftBank chegou a acordo para comprar a britânica empresa de chips ARM Holdings por 24,3 mil milhões de libras (29 mil milhões de euros), anunciou o grupo esta segunda-feira, 18 de Julho. 
Qatar inicia vaga de aquisições na Europa e não só 
Ana Margarida Pinheiro - Dinheiro Vivo - 18.07.2016 / 12:00 
No final de junho, a Qatar Airways admitiu a possibilidade de reforçar a sua posição no Grupo IAG, do qual já é a maior acionista, aumentando a sua fatia na dona da British Airways e Iberia de 15% para 20%. 

Será que o Reino Unido, tal como Portugal, se prepara para voltar as costas à Alemanha, e mesmo à União Europeia, buscando nas amizades e nos interesses que ficaram do seu antigo império, uma alavanca para a restruturação das saus dívidas menos autoritária e humilhante da que os quadrados alemães são capazes de oferecer?

Uma coisa é certa, a Alemanha está a ficar outra vez isolada, a leste, e pelos vistos, também a oeste. Longe vá o agoiro!

Sem comentários: