quarta-feira, novembro 04, 2015

A nova esquerda

Pedro Nuno Santos 
Enric Vives-Rubio/ Público

Com ou sem governo PS apoiado pelo PCP e pelo Bloco, nada ficará como dantes depois das Legislativas de 4 de outubro


Ao contrário do que ocorreu na Grécia, ou mesmo em Espanha, os comunistas do PCP, e os esquerdistas do Bloco, têm já, sobretudo os primeiros, uma larga praxis de convivência com as instituições da democracia burguesa, e uma grande experiência de negociação diária da política, quer no seio das esquerdas, quer, aliás, com os seus declarados adversários principais: a direita portuguesa.

Ambos são, na realidade, partidos burgueses, mais burocrático o PCP, mais classe média, o Bloco.

Como todos sabemos, o campesinato desapareceu debaixo dos tratores e drones das agro-indústrias, e o proletariado industrial é no nosso país uma memória cada vez mais vaga, ultrapassada pelas sucessivas revoluções tecnológicas e de gestão.

O que aflige, portanto o PS, o PCP e o Bloco é o ataque sem precedentes que a crise do capitalismo financeiro especulativo desferiu contra as classes médias, e o perigo que tal rolo compressor representa para a democracia. O que restava dos principais nichos de poder do PCP —sindicatos, autarquias e parlamento— foi e continuará a ser erodido pela armadilha das dívidas públicas e privadas em que nos deixámos cair, nomeadamente por incapacidade de lidar com a demagogia dos ciclos eleitorais. Por sua vez, a hipertrofia burocrática do setor educativo e social em geral atingiu limites de sustentabilidade fiscalmente incomportáveis, começando a corroer rapidamente solvabilidade do país, mas também as bases sociológicas, quer do PCP, quer do Bloco. Por fim, a demografia colocou todos os partidos perante desafios urgentes com que não contavam, e para os quais não se prepararam a tempo e horas.

É neste contexto que temos que analisar e entender o colapso do Bloco Central, e as novas polaridades político-partidárias em gestação. A economia da redistribuição populista chegou ao fim. Ao espetro das ideologias exigem-se agora novas ideias e programas de ação. O centro-direita foi empurrado para o exercício da austeridade, mas esqueceu-se que a mesma deve tocar também aos rendeiros do regime. A pergunta pertinente, neste caso, é esta: estarão as esquerdas dispostas a distribuir efetivamente o mal pelas aldeias?

Se não houver acordo para um governo do PS suportado diariamente pelo PCP, pelo Bloco e pelos pseudo Verdes —opção que claramente prefiro—, o governo minoritário do PSD-CDS seguirá o seu caminho até que o próximo presidente da república convoque novas eleições legislativas. Até lá o processo de convergência das esquerdas, protagonizado nomeadamente por Pedro Nuno Santos, Mariana Mortágua e João Oliveira, terá tempo suficiente para convencer os portugueses da sua bondade e do realismo de um novo modelo de alternância democrática.

Se, pelo contrário, as esquerdas avançarem precipitadamente para um saco de gatos capitaneado pelo oportunista António Costa, tudo ficará mais difícil para as novas gerações que neste momento protagonizam a sua necessária metamorfose. Toda esta trapalhada será vista por uma maioria esmagadora dos portugueses como um golpe de estado parlamentar para satisfazer as ambições sectárias dum secretário-geral que perdeu claramente umas eleições que ambicionou ganhar com maioria absoluta.

Até Francisco Assis desistirá de desafiar uma parte do PS a fundar um novo partido de centro-esquerda, se até à próxima segunda-feira os jovens turcos das esquerdas souberem fazer a curva apertada e vertiginosa por onde entraram sob pressão de um perdedor aflito—António Costa.

Vale a pena ler a entrevista a Pedro Nuno Santos publicada esta manhã pelo Público. A mesma dá bom recado da renovação das esquerdas, cuja aceleração súbita ninguém previu. A metamorfose no PS é uma mudança qualitativa necessária e há muito esperada e desejada no sistema partidário. Terá necessariamente consequências na configuração do regime. Também no PCP as coisas avançam, ainda que mais lentamente. No Bloco já só está em causa ajustar a mudança operada, afastando as influências intempestivas de alguns dos seus fundadores.

“Afastamento do PSD do centro facilitou” acordo à esquerda

A mensagem é clara para quem contesta o acordo do PS com o BE e o PCP. Mais antinatural que assinar um acordo de Governo com o BE ou PCP seria “viabilizar um Governo de direita, talvez o mais radical que o país já conheceu”. E argumenta que foi a deriva do PSD que fez aproximar o PS da esquerda.

[...]

—Se o acordo falha agora não destrói a possibilidade por muitos anos?

—Primeiro ponto: independentemente do resultado final, isto já foi uma vitória. É a primeira vez que se consegue sentar estes quatro partidos para discutir um programa de Governo. Isto é importante porque nós conhecemo-nos melhor, sabemos melhor o que é que cada um quer e defende, até onde é que pode ir. Isso representa um ganho inestimável. Segundo ponto: seria um desperdício enorme, não para os partidos, mas para o povo português, para a classe média, para os reformados, se não conseguíssemos chegar a um acordo. Era inaceitável.

São José Almeida e Nuno Sá Lourenço 04/11/2015 - 07:10. PUBLICO.PT

Sem comentários: