quarta-feira, maio 27, 2015

Da fragilidade crescente do eixo franco-alemão

Federica Mogherini é a Alta Representante da UE para Política Externa e Segurança

A Europa marítima prepara-se para reagir à Alemanha


Mogherini: Elections in Poland and Spain show there is a need to rethink the EU projectEurActiv

Um pesadelo em Bruxelas e Franckfurt começa a inquietar seriamente a ambição alemã e a inércia dos burocratas. Grécia não vai pagar, ponto! Os mercados especulativos vão reagir, nomeadamente sobre as dívidas soberanas portuguesa e espanhola. Esta pressão, porém, poderá tão só acentuar o fim do bipartidarismo em Espanha e os ascensos definitivos do Podemos e do Ciudadanos. Se em 2016 a Espanha anti-austericida se juntar ao cadáver ambulante grego, é mais do que provável que Itália e Portugal sigam o mesmo caminho, não sem que, em Portugal, assistamos previamente a uma mutação genética no parlamento e no poder local. Em 2017, com o Reino Unido a um passo de abandonar da União Europeia, teríamos, por fim, uma aliança dos principais estados marítimos europeus contra o eixo franco-alemão. Seria isto suficiente para acabar com o euro? Seria certamente suficiente para forçar o fim da predominância alemã, holandesa e francesa nos destinos do continente. Pois, apesar de tudo, não creio que os alemães queiram deitar tudo a perder.

O peso da dívida portuguesa é um cutelo suspenso por cima das cabeças partidárias de um regime que, em vez de se ter preparado para a crise, continua a agravá-la alegremente, desde as greves neocorporativas e eleitoralistas do PCP, à falta de coragem da atual coligação no ataque, absolutamente necessário, aos rendeiros cleptocratas do regime, passando pela perigosa deriva populista do PS e a irresponsabilidade do costume que caracteriza os micro-partidos da laia do Bloco.

A falta de recursos financeiros para continuar a sustentar um estado de corrupção e imbecilidade acumuladas, tem levado todos os partidos representados nos parlamentos e nas autarquias locais, a endividar o país junto dos credores externos, e a transformar o sistema fiscal numa autêntica máquina de guerra e confisco da propriedade privada, dos rendimentos do trabalho e das poupanças.

A situação já é insustentável. É tempo de criar uma grande e corajosa Plataforma pela Democracia Qualitativa, simultaneamente implacável com os ladrões sistémicos, realista e solidária. Esta plataforma de estratégia e ação democráticas terá que repensar a realidade fora dos quadros mentais e ideológicos maniqueístas em que se movem os partidos tradicionais. Terá que ter a coragem de pensar fora da caixa e estabelecer uma clara ordem de prioridades para a transição social, económica e cultural que aí vem.

O pior que poderia acontecer-nos seria continuarmos entalados no pingue-pongue entre as ineptas e corrompidas representações partidárias da nomenclatura que solidariamente contribuiu para a ruína do país.


Se gostou do que leu apoie a continuidade deste blogue com uma pequena doação

Sem comentários: