quarta-feira, maio 18, 2011

Geração à Rasca alastra a Espanha

Um nova revolução mundial a caminho?
Cidadania activa espanhola exige uma democracia real, contra o bipartidismo e a corrupção. ¡Democracia Real Ya!



As democracias europeias são hoje democracias degeneradas. Por um lado, são populistas (à esquerda e à direita); por outro, são corporativas e plutocráticas; e para culminar tamanho entorse, estão infectadas por uma verdadeira pandemia de corrupção. Os resultados estão à vista: empobrecimento, crescimento das desigualdades, insustentabilidade social, e uma grande inércia intelectual. É que os intelectuais crescidos ao longo dos últimos trinta anos estão, na sua maioria, enfiados nos bolsos da plutocracia, ou aninhados no conforto burocrático de um imenso Estado, e sob a protecção de uma verdadeira biopolítica partidocrática.

Os sinais da crise social não poderiam ser mais óbvios. Por enquanto, são pacíficos. Mas a violência pode surgir de um momento para o outro, e alastrar. Diz-nos a história dos movimentos sociais que a provocação vem quase sempre dos nervosos aparelhos policiais quando, como agora, estão à beira de perder o comando político.

Está na hora de criar uma República Electrónica Europeia. A sua missão é simples de definir: substituir as actuais democracias degeneradas, burocráticas e partidocráticas, por democracias reais. Deve ser um processo inteligente, pacífico, em rede, e massivo. Não temos muito tempo para evitar o pior.

3 comentários:

José Couto Nogueira disse...

O Sr. António Maria, mas que título mais enganador! a manif do dia 12 acabou no dia em que começou e foi tudo para casa tomar leitinho.
Os espanhóis é que estão a incendiar o país e a tomar a atitude que, infelizmente, não há maneira de alastrar para estas águas paradas. Ainda agora, no dia 14, houve tentativas de manif em Lisboa e no Porto que não deram em nada.

António Maria disse...

Espere que o nosso desemprego chegue perto dos níveis já atingidos pela Espanha, e verá como as praças vão começar a ser tomadas pela população...

José Couto Nogueira disse...

Espero, espero!