sexta-feira, abril 29, 2011

Precisamos de mudar!

O discurso de Passos Coelho começa a ganhar forma

Precisamos de um ministro das finanças fiável e íntegro — coisa que neste momento não temos. É extraordinário que Portugal esteja, nesta curva perigosa da sua história, sem ministro das finanças, e que este, em vez de já ter batido com a porta (acordando o PS da sua modorra oportunista), se veja transformado num tapete abjecto para Sócrates limpar os pés e esfregar as mãos, substituindo-o por um zé ninguém (como é que ele se chama, mesmo?) nas negociações em curso sobre a bancarrota a que o PS e a tríade de Macau conduziram o país.

Os meninos traquinas e a rapaziada de calças roçadas de tanto opinar já devem ter percebido que cada vez que espetam alfinetes nas costas do líder laranja que elegeram, apenas fortalecem o rapaz da Jota. Os passos de Coelho ganham rumo a cada dia que passa. Já não são de coelho, mas de quem fez uma aposta forte no futuro.

Tem razão Passos Coelho: nesta altura do campeonato, ceder é morrer. Se os portugueses não o elegerem agora, pior para todos nós, pois tal significaria deixar o país entregue a uma esquerda cada vez mais imbecil e irresponsável e ao bando de piratas que persiste em arruinar Portugal.

Já disse que votarei, pela primeira vez, no PSD. O meu coração bate à esquerda, mas não o voto. Quando o PS mudar, voltarei a comprar rosas. Até lá, limito-me a cuidar daquelas que tenho no meu jardim.

Passos Coelho: "Eu sei que o Governo vai mudar" 
O líder do PSD, Pedro Passos Coelho, afirmou hoje que Portugal precisa de “restaurar a confiança”, de ter uma “verdadeira regulamentação da concorrência”, “investimentos reprodutivos” e disse saber que o “governo vai mudar”.

No discurso que fez no encerramento do Observatório para o Emprego da distrital do PSD em Vila Nova de Famalicão, o líder social-democrata deu conta do que o “país precisa”, destacando quatro pontos: “uma boa concorrência, simplificar as coisas, pôr as Finanças em ordem e de uma nova liderança”.

Segundo Passos Coelho “ainda há muita batota” e Portugal precisa de “uma verdadeira regulamentação da concorrência” pois o país não pode ter “um empreendedor que cumpra e um que não cumpra e seja beneficiado por isso”.

Para o líder do PSD “a aposta tem que ser na economia e isso não significa fazer TGV nem autoestradas”, mas sim “um investimento reprodutivo”.

Assim, adiantou, “o programa do PSD vai estar focado em fazer crescer Portugal” e isso passa por “exportar mais dando as mãos a países que falam português e que podem ajudar Portugal a chegar a novos mercados”.

Pedro Passos Coelho afirmou ainda que é preciso “restaurar a confiança na capacidade de Portugal” para cumprir o que é acordado.

“Precisamos que no final do dia se inverta o que se tem passado: uma incapacidade de cumprir o que acordámos”, pois, se tal acontecer com o acordo de ajuda externa, disse Passos Coelho, “o resultado será desastroso”.

Mas para que seja possível “varrer os maus resultados”, defendeu, “é preciso pôr as Finanças em ordem e de um Governo que dê o litro”.

O líder do PSD referiu ainda que “para que tudo isto aconteça o Governo tem que mudar”.

Pedro Passos Coelho acabou o discurso mostrando-se convicto que tal vai acontecer: “Eu sei que o Governo vai mudar”. — in i online.
Um aplauso e dois reparos apenas sobre um discurso que começa a ganhar forma, e uma boa forma:
  1. o reconhecimento implícito de que as PPP rodoviárias são um cancro mortal, é um grande passo político;
  2. a persistência das dúvidas sobre a rede ferroviária em bitola europeia (ligação Caia-Pinhal Novo), sobretudo depois de o governo espanhol ter anunciado que todos os troços entre Madrid e Badajoz (Caia) acabam de ser adjudicados, é um erro crasso (se quiser, explico-lhe porquê);
  3. o silêncio sobre o novo aeroporto de Alcochete, que a ser levado por diante implicaria a destruição do aeroporto da Portela, é deveras ensurdecedor; diga, ao menos, que com um novo governo só haverá novo aeroporto se os privados o quiserem construir suportando integralmente os respectivos custos, sem bombons, i.e. sem levarem em troca a ANA e os terrenos da Portela — como até Marcelo Rebelo de Sousa, que não sabe nada de aeroportos, chegou a promover na televisão.

Sem comentários: