Estatuto editorial

ESTATUTO EDITORIAL

1) Salvo se mencionado doutro modo todo o conteúdo deste blog é da autoria de António Cerveira Pinto (em modo intempestivo, próprio dum blogger).

2) O seu conteúdo é informativo, opinativo e não tem fins comerciais, nem defende interesses particulares ou partidários.

3) A consistência da informação aqui veiculada depende das fontes consultadas e cruzadas, pelas quais o seu autor não é responsável.

4) As opiniões aqui expressas não devem ser invocadas por terceiros como conselhos, assessoria ou qualquer outra forma de legitimação das suas ações ou omissões. 

5) Das imagens aqui publicadas, quando não de autoria própria, ou derivadas de material anónimo ou de republicação não-interdita, procurar-se-à sempre mencionar as correspondentes autorias e origens das mesmas, considerando-se tácita a autorização de republicação—que antecipadamente se agradece. Se solicitado, o blogue apagará qualquer imagem cujo autor e/ou detentor do © assim o pretenda.

6) O António Maria é uma publicação pessoal de opinião independente, exclusivamente eletrónica. Nenhuma das afirmações aqui publicadas visa prejudicar seja quem for, apesar das metáforas e epítetos aplicados, por vezes, ad hominem.

7) O António Maria, no exercício do direito a uma opinião livre e responsável procura a verdade, e corrigirá sempre as informações eventualmente erradas que ocasionalmente possam induzir juízos precipitados, injustificados, ou injustos. Os pedidos de correção serão sempre bem-vindos.

8) Qualquer pessoa, empresa ou instituição aqui visada goza naturalmente do direito de resposta, que será escrupulosamente respeitado.

9) As opiniões aqui citadas são da exclusiva responsabilidade de quem as subscreve.

10) As sugestões críticas serão bem-vindas.

11) Toda a reclamação tem direito a uma resposta.

12) Os comentários com linguagem imprópria, racista, sexista, ou insultuosa serão imediatamente apagados pelo administrador deste blogue.

13) O António Maria não é responsável pelos conteúdos publicitários gerados através da Google.

14) Os arquivos do António Maria estão disponíveis para consulta, e esta rege-se pela mesma licença Creative Commons abaixo transcrita.

15) O António Maria aceita e agradece as doações dos seus leitores, as quais ajudarão a pagar os custos tecnológicos desta publicação.

15) A reprodução, por qualquer forma ou meio tecnológico, integral ou parcial, dos textos do António Maria (mas não dos conteúdos textuais e visuais de outros aqui citados e/ou reproduzidos) é livre para usos não comerciais, desde que mencionada a fonte, e desde que os conteúdos citados ou reproduzidos não sejam alterados. Para qualquer outro tipo de uso, nomeadamente inclusão em antologias ou publicações destinadas ao mercado, a reprodução total ou parcial dos textos do António Maria está sujeita a autorização prévia e a eventual negociação. O email para este efeito é: antonio_maria{arroba}me{ponto}com .

16) O título deste blogue, além de conter os meus nomes próprios, é uma homenagem à revista ilustrada com o mesmo título, de Rafael Bordalo Pinheiro, publicada entre 1879 e 1898, com uma interrupção entre Janeiro de 1885 e Março de 1891, debruçando-se, então, tal como este blogue, sobre bancarrota financeira e moral de Portugal — (O António Maria/Arquivo Biblioteca Nacional).

17) Estes termos de responsabilidade podem ser alterados a qualquer momento sem prévio anúncio.

A
tualização: 26-04-2023