sábado, janeiro 14, 2017

O flop teórico da Geringonça

Ricardo Paes Mamede
Foto © autor desconhecido

Orgulhosamente sós m-l


“O Rui Peres Jorge (RPJ, jornalista do Jornal de Negócios) escreveu o melhor texto que li sobre o Novo Banco (NB). Alerta-nos para um facto básico: "o que as ofertas conhecidas até agora nos dizem é que o terceiro maior banco nacional, já aliviado de muitos passivos e perdas, com mais de seis mil colaboradores, 20% de quota de mercado e a maior carteira de clientes empresariais não vale nada!". 
Este paradoxo só pode ser compreendido se assumirmos que não é apenas o NB que está em causa. Não há propostas de jeito para o NB porque ninguém espera que os bancos em Portugal tenham lucro elevado no futuro previsível. Isto por causa do crédito mal-parado que os bancos têm em carteira, mas também porque toda a economia está endividada e as perspectivas de crescimento são fracas (por vários factores, incluindo uma estrutura produtiva débil, que não se muda do dia para a noite).” 
- in Ricardo Paes Mamede, “O presente envenenado de um eventual resgate europeu da banca portuguesa”, 13/01/2017, Ladrões de Bicicletas


Ricardo Paes Mamede é um jovem economista que sofre dos males da maioria dos economistas: é um economista político! Pior ainda, é um economista da Geringonça. Ou seja, engoliu o DVD do Orgulhosamente Sós - versão marxista-leninista - e não consegue pensar. É pena, pois, se pensasse, chegaria à mesma conclusão que todos nós, i.e. que o marxismo leninismo foi um desastre em toda a linha e custou milhões de mortos pelo planeta fora. E quanto ao Capitalismo de Estado que Mamede, Louçã e outras luminárias da Geringonça advogam, a coisa é muito simples de desmontar: o Capitalismo de Estado (forma económica do Socialismo num só país) só é viável em países com escalas continentais, e além do mais submetidos a regimes autoritários (despotismo marxista-leninista), ou, à escala de uma globalização arquipelágica, onde a Europa, se conseguir manter a sua trajetória, será um dos arquipélagos determinantes. Ou seja, as teorias tardias de Ricardo Paes Mamedes e Francisco Louçã são um embuste fácil de desmontar, e revelam sobretudo que não aprenderam nada com a história das ideologias. E ainda, o Capitalismo de Estado não é democrático, nem permite a liberdade, e, portanto, está em permanente desvantagem competitiva com as democracias liberais. São uma espécie de ácaros (e hackers) do capitalismo real. A dívida portuguesa não é uma dívida odiosa, como Bloco e PCP propagandeiam a toda a hora. É mesmo o retrato de um país onde o marxismo-leninismo (estalinista e trotsquista), que durante mais de quarenta anos condicionou a praxis mole do PS e do PSD, representantes de uma burguesia estúpida e indigente, voltou a falhar clamorosamente.

Resposta às duas perguntas de RPM e a uma tese improvável:

RPM -- "como reduzir o peso da dívida pública" ?
ACP -- reduzindo, nomeadamente reduzindo o paquiderme do regime que é a aliança entre a burocracia inútil, o capitalismo corportivo indigente que nada mudou desde Salazar, e um sistema partidário insaciável. E ainda mudando de alto a baixo a filosofia do Estado Social, sem perdas para os que precisam, mas grandes perdas para os intermediários da fome e da ignorância popular. O exemplo do Rendimento Básico Incondicional, por exemplo, seria uma forma experimental de iniciar uma inadiável ‘revolução’ no Welfare State.

RPM -- "como compatibilizar uma estrutura produtiva débil com a participação numa zona monetária dominada por economias muito mais avançadas, sem que sejam criados mecanismos compensatórios"?
ACP -- deixando funcionar a concorrência, limitando a atividade predadora fiscal e acabando de vez com o intervencionismo político-partidário constante na vida das pessoas e das empresas. Desde logo, parando e revertendo a invasão partidária dos média.

RPM:  Isto implica enfrentar a necessidade de reestruturar a dívida pública e de alterar as regras de funcionamento da zona euro (ou desmantelá-la).
ACP: a restruturação está em curso desde que o BCE começou a comprar dívida pública dos países endividados e a prolongar as maturidades das obrigações; está em curso desde que o BCE começou a promover novas regras de confiança no sistema bancário; está em curso desde que todos nós percebemos que o dinheiro fácil para falsos investimentos e falsas necessidades acabou.

Concluindo, fechar Portugal para supostamente curar as suas doenças endémicas seria o mesmo que transformar o país numa leprosaria nacional!

PS: que tal um referendo sobre a presença de Portugal na União Europeia e na Zona Euro? Perguntas do referendo:

  1. Quer continuar na União Europeia? 
  2. Quer continuar com o Euro ou prefere mudar de moeda?

Sem comentários: