quarta-feira, maio 04, 2016

NIRP e o fim das grandes notas


Desvalorizar o euro sob o pretexto de combater a fuga fiscal


O Banco Central Europeu anunciou que as notas de 500 euros vão acabar em 2018. Quem as quer depois deste anúncio? Isto é mesmo uma espécie de haircut: troco uma nota de 500 por cinco de 20, ou seja, um corte de cabelo de 80%. Está-se mesmo a ver os bancos depenados como estão a arregalar as caixas! Eu sempre disse que o melhor mesmo é comprar ouro e prata... e quintas com boa terra e água, e ainda casas nos centros urbanos.

A queda dos juros é uma das consequências do pico da procura agregada global. Se há menos procura, há menos necessidade de produzir, e portanto menos investimento, menos comércio mundial, guerra cambial, e menos empréstimos. Ora o principal negócio dos bancos é emprestar dinheiro, pois só assim criam dinheiro sob a forma de crédito. Sem crédito, os bancos, pura e simplesmente, entram em colapso. Antes disso, deixam de pagar juros, ou exigem mesmo dinheiro a quem lhes confia as poupanças. Uma tempestade perfeita.

NIRP


Por sua vez o NIRP (negative interest rate policy) é uma forma de desvalorização das moedas, de restruturação lenta das dívidas públicas e ainda um instrumento de expropriação fiscal dissimulado. Para as burocracias demo-populistas é sempre uma oportunidade de manterem os seus privilégios, e de comprar mais uns votos.

Draghi: Taxas de juro baixas não são a causa mas o “sintoma” do problema
NEGÓCIOS. RITA FARIA | afaria@negocios.pt | 02 Maio 2016, 16:38

The War On Paper Currency Officially Begins: ECB Ends Production Of €500 Bill
Zero Hedge. Submitted by Tyler Durden on 05/04/2016 13:42 -0400

Sem comentários: