segunda-feira, setembro 01, 2014

BP: para onde vai o petróleo

O mapa do petróleo desenhado pela BP diz tudo...

A guerra pelo último petróleo já começou, e ao contrário do atum, não se pode criar em cativeiro


Se o ritmo de produção e consumo se mantiver, teremos...
  • petróleo para mais 40 anos
  • gás para mais 160 anos
  • carvão para mais 400 anos 
As energias renováveis são responsáveis por menos de 23% da energia produzida/consumida pelo Homem.

Moral da história
Em 21 de agosto de 1415, i.e. há sensivelmente 600 anos, a conquista de Ceuta iniciou a única e verdadeira globalização que o mundo até hoje conheceu. Infelizmente, 2015 poderá ser a data simbólica de uma era longa da humanidade que termina. Ao contrário da crença entre alguns asiáticos, a China e a Índia, e os BRICS em geral, não poderão liderar uma nova era de crescimento económico, social e cultural como aquela que a humanidade conheceu desde 1415.
A prova de que isto é mesmo assim pode ver-se claramente no mapa acima, comparando-o com as principais zonas de conflito criadas pelos Estados Unidos no mundo. Em nossa opinião, mais cedo, ou mais tarde, será necessário um novo Tratado de Tordesilhas (2.0), ou teremos um colapso desordenado da economia e do sistema financeiro mundiais e uma mais do que provável diminuição criminosa da população mundial.

Quanto a crescimento, é mesmo conveniente começarmos a desenhar uma economia de crescimento zero, justa e sustentável.

Contador de estatísticas

Aliança estratégica Rússia-China precede Tratado de Tordesilhas 2.0

Ao contrário do que o nevoeiro sobre a Ucrânia poderá fazer crer, esta crise geoestratégica provocada pelos Estados Unidos, apenas acelerou a aliança energética e financeira entre a Rússia e a China, que acabam de oficializar um contrato para a construção da maior rede de gasodutos do planeta, assim como, e mais importante ainda, a garantia de fornecimento de 38 mil milhões de metros cúbicos (bcm) de gás natural à China, durante os próximos 30 anos, transacionados em yuans e rublos, certamente.

Russia will ship 38 billion cubic meters (bcm) of gas annually over a period of 30 years. The 3,968 km pipeline linking gas fields in eastern Siberia to China will be the world's largest fuel network in the world.  ZeroHedge, 1/9/2014.


Donella Meadows tinha, afinal, razão

Limits to Growth was right. New research shows we're nearing collapse
Four decades after the book was published, Limit to Growth’s forecasts have been vindicated by new Australian research. Expect the early stages of global collapse to start appearing soon

Graham Turner and Cathy Alexander  
theguardian.com, Tuesday 2 September 2014 02.15 BST   

Atualização: 2/9/2014 16:21 WET

Sem comentários: