quarta-feira, abril 06, 2011

A um passo do lixo

Os bancos, incluindo aquele que Sócrates ajudou a tomar de assalto (BCP), resolveram hoje retirar o tapete ao vendedor de cobertores da Beira. A ordem veio certamente do BCE, via Banco de Portugal.

Ou seja, o actual primeiro ministro acaba de ser declarado um empecilho indecoroso que é preciso evacuar urgentemente. Se não for a bem, irá a mal. Ouvem-se já as vozes graves do coro da tragédia lusitana. Com juros da dívida pública a 10%, e amanhã porventura a mais, o país e os bancos precipitam-se rapidamente para o lixo. Mas atenção: o homem deste lixo chama-se José Sócrates Pinto de Sousa. Será ele, em última instância, que teremos que sentar no banco dos réus depois de declarada oficialmente a segunda bancarrota do país dos últimos 120 anos. O PS não sairá, de maneira nenhuma, ileso!

É preciso confrontar os socialistas com as suas responsabilidades. Os seus dirigentes não terão atenuantes quando forem julgados pela cobardia, oportunismo rasteiro e falta de visão que exibiram desde 2007.

Portugal está na bancarrota. Negar esta evidência, agravar a situação, como têm feito Sócrates e a turma de ambiciosos irresponsáveis que o rodeia, é um comportamento anti-patriótico. Entregar Portugal à Alemanha, a Espanha e aos demais credores é um acto de traição! Das últimas vezes que tal aconteceu (invasões francesas, perda do Brasil, Ultimato inglês) Portugal ou entrou em guerra civil, ou viu desaparecer o regime monárquico, ou apanhou com uma ditadura em cima durante quarenta e oito anos...

Se o euro colapsar, e a União Europeia for à vida, ou seja, se a aliança EUA-Reino Unido vencer de novo a Alemanha —desta vez na guerra financeira fratricida que está em curso—, Portugal ficará, se não correr com José Sócrates agora, à beira de uma gravíssima crise que poderá levar-nos, outra vez, à guerra civil. Quem produz e paga impostos não tolerará continuar a ser vampirizado pelas burocracias, partidos e máfias do regime. Uma revolução liberal, no sentido de uma revolução das classes médias e das profissões liberais, poderá já estar, neste preciso momento, em pleno período de encubação. Como sempre, bastará uma faísca para incendiar a pradaria.

Para já, PSD e PS parecem ter partido o país ao meio. Os primeiros, prometem fazer melhor o seu próprio programa do que o clone cor-de-rosa que tem andado por aí a secar o país. Os segundos, querem agora fazer esquecer tudo o que de mal fizeram, invocando a fantasia de um Cavaleiro Andantes contra o FMI, protagonizado por um mitómano que presa mais os seus sapatos do que o país que tudo lhe deu.

A imprevisibilidade do país cresceu desmesuradamente ao longo das últimas semanas. A tríade de piratas protagonizada pelo mitómano que nos entra a toda a hora pela casa dentro (como num filme de horror de George Orwell) optou por uma estratégia de terra-queimada. Será oportunamente julgada por isso!

2 comentários:

António Maria disse...

Excelente comentário! Obrigado ;)

Tiago Couto disse...

A um passo de lixo? este pais ja anda uma autentica lixeira a muito tempo...

abraços continua a postar achei o blog bastante interessante...

passa pelo meu se puderes:

http://palavrasdechocolate.blogspot.com