sábado, setembro 18, 2010

Portugal: 1415-2015 (III)

Outra democracia, por favor!



Na pedagogia clarificadora de Rui Rodrigues, a situação financeira actual do país (que os intelectuais orgânicos da nomenclatura responsável pela segunda bancarrota da República não conseguem entender) é esta: Portugal está a endividar-se à razão de 2 pontes Vasco da Gama por mês, ou seja, 24 pontes por ano. Por sua vez as dívidas pública e privada acumuladas somam já qualquer coisa como 500 pontes Vasco da Gama! Em suma, só os juros anuais da nossa dívida conseguem comer toda a receita turística anual. Que acham que vai acontecer? Não será certamente o que a nossa alegre corja parlamentar e partidária anuncia. Vamos, pelo contrário, passar colectivamente pela maior humilhação nacional desde o Ultimato Inglês. Então como agora a culpa é quase toda das indecorosas elites que temos.
The direct consequences for Asia and Euroland: Successful accelerated decoupling or social chaos

…in 2011, China and Asia will have to prove that they have become entities capable of guaranteeing at least their own growth without relying on the United States and thus leading to growth in all the BRIC countries and Euroland in the same breath. Indeed the United States’ arrival in austerity will result in a sharp drop in exports to the US and, therefore, require a greatly increased consumption inside China, inside Asia and with the BRIC countries. Meanwhile Euroland’s entry into stagnation from the end of 2010 will face an intellectual challenge which consists of choosing to favour a new partnership with the BRIC countries, or sink into economic difficulties along with the United States and the United Kingdom. — Global Europe Anticipation Bulletin, GEAB 47, Setembro 2010.
O crescimento tímido de 2010 deveu-se essencialmente a estímulos governamentais de emergência, necessariamente efémeros e suportados pelo crescimento explosivo do endividamento público, bem como pela destruição do tecido social de dezenas de países. Em 2011, numa Europa previsivelmente estagnada, a sorte de um país como Portugal, que nada fez nos últimos dois anos para rever o seu modelo político e social, não poderia ser mais sombria.

O desemprego mundial ultrapassa os 200 milhões de pessoas. Só a China tem mais de 9 milhões de desempregados urbanos e 100 milhões de camponeses excedentários. O FMI estima que serão precisos 440 milhões de novos postos de trabalho se o crescimento populacional continuar ao ritmo actual. Portugal tem os mais elevados níveis de desemprego de sempre, que continuarão a aumentar, por duas razões: a economia portuguesa estará estagnada ou em recessão durante o ano de 2011; e a capacidade de absorção das centenas de milhar de emigrantes portugueses, por parte dos países de acolhimento, atingiu o limite. Ou seja, assistiremos, já a partir de 2011, ao regresso precipitado e acelerado de muitos milhares de compatriotas que, ao longo da última década, saíram do país, nomeadamente para a União Europeia.

Como se isto não bastasse, pela via fiscal, e pela prática dissimulada de uma política de juros desigual (1), aquilo que está em marcha é uma descomunal e impiedosa expropriação da poupança privada europeia e mundial.
Alemanha recusa-se a prolongar ajuda aos países em dificuldade

No final da reunião do Conselho Europeu, que hoje decorreu em Bruxelas, Angela Merkel disse aos jornalistas que deixou uma mensagem clara aos chefes de Governo dos 27: “Primeiro, a Alemanha não vai apoiar uma extensão das actuais ajudas [aos países em dificuldades]. Segundo, temos de trabalhar arduamente para definir as sanções e as lições a tirar desta crise”. A chanceler alemão exigiu um mecanismo permanente para combater a crise e substituir o pacote actual.  — Público, 16-09-2010.
 A Alemanha decidiu travar a criação de mais dinheiro virtual, pois não se esqueceu do tempo em que imprimia notas de mil milhões de marcos e mais. Para atingir este objectivo irá porém forçar os países sobre endividados a entrar nos eixos de uma economia financeiramente controlada.

Portugal vai chegar ao fim de 2010 completamente nas lonas. E em 2011, ano da reeleição da esfinge presidencial, seremos provavelmente colocados na unidade de cuidados intensivos do BCE, depois de escancararmos aos olhos do mundo as mentiras da nossa democracia degenerada. Muito provavelmente é isto mesmo que Passos de Coelho e José Sócrates querem, pelo que não me admiraria nada se ambos esticassem a corda na discussão e votação do Orçamento de Estado de 2011 — até partir.

Não gostaria de finalizar este artigo imputando todas as responsabilidades da actual situação à incompetência governativa, à incompetência parlamentar, e à incompetência partidária do regime. Há de facto realidades mundiais que os ultrapassam. Mas a irresponsabilidade manifesta da nomenclatura partidária que temos diminuiu e continua a diminuir as possibilidades de mitigação da crise. Com petróleo acima dos 60 dólares o barril, não há economia que resista. Nem a chinesa. Mas se continuarmos a votar na actual nomenclatura partidária, a queda será mais rápida, brutal e prolongada.

Warren Buffet anda a comprar caminhos de ferro. Como se compreende então a fúria pacóvia da classe política portuguesa contra os comboios? Quando andavam sobretudo de automóvel, só pensavam em autoestradas. Agora que passam a vida nos aviões, crêem que sem grandes aeroportos, mesmo vazios e ruinosos, como os estádios de futebol, lhes falta o status, e o país não progride. No entanto é fácil de perceber que o negócio está noutro lugar: no transporte de baixo custo. Foram as Low Cost, e não as patetices do actual e dos últimos ministros das obras públicas e transportes, que trouxeram alguma animação ao negócio aeroportuário. A easyJet e a Ryanair fizeram mais pelo turismo e pela economia portuguesas do que toda a turma socratina junta. Com o fim do petróleo barato teremos mesmo que mudar de vida e de paradigma de transportes. É assim tão difícil perceber isto?

São aliás estes detalhes que poderão fazer toda a diferença.


NOTAS
  1. 0,5% para o financiamento interbancário, 1% para os bancos europeus que se financiam no BCE, mas 2,28%, e até 28,9%, para quem quer comprar casa, ou necessita de recorrer a uma crédito pessoal.

Sem comentários: